A concretagem dos pré-fabricados deve seguir critérios de qualidade relacionados ao acabamento final da peça. Nesse sentido, é necessário cuidado especial em relação à etapa de vibração, cujas técnicas variam de acordo com os níveis de consistência (slump) do concreto.
PILARES
Os pilares são elementos lineares de eixo reto que usualmente são utilizados verticalmente para suportar as forças normais de compressão que sofrem. Podemos destacar que existem também os chamados pilares parede que são peças de superfície plana ou casca cilíndrica que são utilizados geralmente na forma vertical, para também suportar a compressão e peso.
Para entendermos como funciona o dimensionamento dos pilares, devemos calcular os esforços externos sofridos, compreendendo as forças normais, os momentos fletores e as forças cortantes na posição em que o pilar é colocado.
Realizamos diversos testes em nossas peças e garantimos a qualidade.
VIGAS
Uma viga é um elemento estrutural sujeito a cargas transversais que é geralmente usada no sistema laje-viga-pilar para transferir os esforços verticais recebidos da laje para o pilar ou para transmitir uma carga concentrada, caso sirva de apoio a um pilar. Pode ser composta de madeira, ferro, concreto ou concreto armado, transferindo o peso das lajes e dos demais elementos (paredes, portas, etc.) às colunas.
As viga feitas em concreto armado, são dimensionadas de forma que apenas a sua ferragem longitudinal resista aos esforços de tração, não sendo levado em conta a resistência a tração do concreto, por esta ser muito baixa. As vigas de concreto armado recebem ferragens secundárias distribuídas transversalmente ao longo da sua seção, denominadas estribos.
ESTRUTURA
As estruturas de concreto pré-fabricadas são feitas fora do canteiro de obras, com um processo que apresenta vantagens em termos de agilidade e controle de qualidade em comparação com as estruturas moldadas in loco. A desvantagem do sistema pode ser compreendida nas etapas de transporte e montagem das peças, as quais exigem cuidados particulares. De acordo com a NBR 9062, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o concreto pré-fabricado é diferente, ainda, do concreto pré-moldado, no qual a execução pode acontecer em instalações temporárias em canteiros de obra.
No entanto, isso não significa que a qualidade dos pré-moldados seja inferior. O importante é que haja a conformidade com todos os requisitos estabelecidos em norma para ambos os casos.
PLACA DE CONCRETO
As placas de fechamento em concreto pré-fabricado são utilizadas para a substituição de alvenaria e contenções nas edificações. São sobrepostas, podendo ser aplicadas em fechamentos parciais até totais da edificação. Com a utilização do painel pré-fabricado em concreto armado, nosso cliente consegue maior praticidade e velocidade na sua obra, reduzindo consideravelmente os resíduos e prazo de execução. Trabalhamos com painéis com altura e comprimento variáveis atendendo a necessidade do nosso cliente.